Festival de música com grades de proteção: saiba mais! - Pro Grades

Festival de música: o que é preciso fazer para organizar esse tipo de evento?

Ninguém pode negar que festivais de música são eventos marcantes e que merecem ser bem aproveitados, independente de qual estilo seja ou qual porte tenha! A questão é que a organização desse tipo de evento exige muita atenção aos detalhes, principalmente para providenciar que todos os equipamentos necessários sejam providenciados com antecedência – especialmente os de segurança e sinalização, como o unifila, cones, placas de sinalização e grades de proteção, por exemplo.

Sendo assim, é interessante conferir algumas dicas que separamos para te ajudar nesse assunto, já que nós da Pro Grades entendemos sobre o assunto e temos que não basta só escolher um lugar qualquer (mesmo que tenha boas referências), contratar uma banda de conhecidos e esperar que as pessoas sejam atraídas pelo som no dia do evento ou vendo alguma foto nas redes sociais.

Organizar um festival de música com shows deve começar no mínimo de 6 a 8 meses antes do evento para não correr riscos e conseguir ao menos divulgar!

Como começar?

As primeiras coisas que você precisa definir são data, local e horário – pensando no que é mais favorável e atraente ao público que deseja atrair.

Por exemplo, se quer pessoas mais jovens e menos exigentes, um bom espaço arejado e com estrutura básica já funciona bem. Agora, quando quer pessoas mais experientes e que já não costumam sair toda semana, será preciso investir em um lugar com excelente infraestrutura e marcar uma data de final de semana (especialmente aos sábados).

Definindo seu tipo de público e fechando um espaço adequado para recebê-los, chega a hora de garantir recursos para segurança e sinalização no local, principalmente cones de sinalização, grade de contenção para a infraestrutura externa, organizador de fila para preparar a entrada e até grade de isolamento para separar ambientes internos.

Monte uma programação interessante para seu público e procure saber quais são as bandas, músicos, cantores ou artistas que pode contratar para que o evento seja um sucesso! Não esqueça de atrações intermediadoras entre as apresentações de cada banda ou cantores, como por exemplo um grupo de dança ou um DJ.

Outras características que precisam ser analisadas

Providencie bons equipamentos de som e de infraestrutura que permitam um som audível e sem causar a possibilidade de prejudicar a audição de ninguém! Para isso será necessário pesquisar por empresas que cuidam de toda parte da sonorização do ambiente e solicitar que levem o equipamento completo, como a mesa que administra o volume e regula o som dos instrumentos, bem como as caixas de som e retornos. Não esqueça de verificar se a empresa se responsabiliza em levar fios, microfones, pedestais, entre outros.

Não se esqueça da estrutura de palco, que deve ser feita por profissionais especialistas e que tenham os recursos para montar um palco do tamanho que você precisa. Lembre-se de calcular previamente com esses profissionais a média de peso que terá que suportar avaliando a quantidade de pessoas/instrumentos que ocuparão o espaço ao mesmo tempo.

É fundamental analisar a logística de trajetos que as pessoas devem usar para chegar ao evento. Você deve procurar por estacionamentos próximos ou ruas que não sejam proibidas para se estacionar, avaliar se fica perto de estações de metrô e pontos de ônibus e um espaço dedicado especificamente para carga e descarga dos materiais e equipamentos usados no evento.

Os documentos legais são indispensáveis para realizar o evento – que são os atestados e laudos indispensáveis requisitados pelos órgãos realizar para a realização do festival.
Também procure saber por onde seu público se informa e procure introduzir informativos. Tudo isso para usar esses meios para divulgar o evento e despertar interesse no seu público.

Como a Pro Grades pode te ajudar ainda mais?

Por ser uma empresa experiente no segmento de locação de equipamentos para eventos – oferecendo locação de grades de proteção para eventos, locação de unifila e até cones para sinalização ou cavalete de sinalização, além de outros acessórios -, temos tudo para te ajudar a organizar um festival de música sem nenhum problema!

Nosso intuito e colaborar mais do que só com a locação de grades para eventos, mas oferecer outros produtos de alta qualidade e apresentar dicas que facilitam a vida de nossos clientes por meio do blog ou pelo nosso atendimento.
Por isso, fique a vontade para entrar em contato conosco quando quiser fazer orçamentos ou esclarecer dúvidas! Para nós é sempre um prazer poder ajudar você.