Saiba como organizar uma exposição de arte | Pro Grades

Saiba como organizar uma exposição de arte

As exposições de arte geram experiências emocionais e ganho intelectual, mas organizar um evento como este, além de máxima atenção aos detalhes, exige conhecimento técnico em segurança, iluminação e climatização. Para te ajudar nesta tarefa, a Pro Grades, sua empresa de aluguel de equipamentos para eventos, apresenta algumas dicas para facilitar que sua exposição de arte seja um sucesso.

 

Pontos iniciais

Uma exposição pode ser organizada para diversos fins, para comemorar, homenagear,  relembrar épocas históricas ou apresentar um novo conceito.

A definição do local  em que a exposição acontecerá é de grande importância. Defina se haverá a livre circulação de visitantes, se será preciso fazer uso de grades de contenção e se o percurso expositivo dá acesso à equipe de segurança, a saídas de emergência etc.

Defina uma equipe de curadoria, cuja responsabilidade é escolher quais peças serão expostas, além de  organizar debates, mostras de filme e outras realizações. 

Após a seleção, é necessário definir a tipologia do evento, isso é, por quanto tempo irá durar a temporada, se será permanente, temporária ou itinerante.

Enquanto a exposição permanente dura toda a vida da instituição, a exposição temporária tem média duração, ao passo que a itinerante tem curta duração.

 

Iluminação

A iluminação é essencial em um projeto expográfico, pois é capaz de criar pontos de interesse. A relação de luz e obra pode se dar com a luz difusa direta e indireta; luz focal difusa, de realce, mista entre outros. A utilização correta das luzes pode  realçar aspectos psicológicos, culturais e funcionais.

Lembre-se de conhecer as necessidades de cada material para definir a climatização adequada do ambiente.

A construção do conhecimento está entre os principais objetivos de uma exposição, além da satisfação emocional e cultural, esses eventos também procuram despertar o interesse das pessoas na área apresentada, e por isso,  não pode haver barreiras que atrapalhem o acesso à informação pelo visitantes.

As barreiras físicas ou psicológicas podem ser construídas de diversas maneiras.  Para as barreiras físicas, podem ser realizadas a locação de grades de isolamento ou mesmo organizadores de fila.

Geralmente, o aluguel de organizadores de filas, ou unifilas, como também são conhecidos, é solicitado para organizar espaços de espera de atendimento, mas essas estruturas também podem ser utilizadas para delimitar áreas em grandes espaços.

O aluguel de grades de proteção é mais frequente em espaços grandes e para uso externo, isso porque as grades de isolamento são fabricadas com aço galvanizado, acabamento  que oferece resistência contra intempéries.

Se você está organizando um evento e precisa de ajuda com o aluguel de equipamentos, entre em contato com a Pro Grades. Trabalhamos com pontualidade e agilidade