Dicas de como organizar um campeonato de futebol | Pro Grades

Dicas de como organizar um torneio de futebol

Praticado pelos japoneses e chineses há mais de 2 mil anos, o  Futebol virou um jogo oficial no século XIX, quando teve suas regras definidas pelos ingleses. Hoje, o blog da Pro Grades te dá dicas de como promover um torneio de futebol com segurança e organização. Contine lendo e saiba mais.


Paixão nacional

Uma  pesquisa encomendada pela AmBev e realizada pelo Ibope em 2012, revelou que a maior paixão do brasileiro é o futebol – 77% dos entrevistados com idades a partir de 18 anos respondeu à pergunta “Qual a maior paixão dos brasileiros?” com o nome do esporte. Em segundo lugar, com 35% dos votos, aparece  a cerveja, seguida pelo carnaval com 30%.

Uma iniciativa, que é fonte de inspiração para diversos organizadores de eventos e entusiastas do esporte, foi a Taça das Favelas. Criado pela Central Única das Favelas, em 2012,  o campeonato conta com a participação de mais de 100 mil jovens de comunidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2019, o meia-atacante do Gogó da Ema e artilheiro do campeonato Taça das Favelas, Ronald, assinou contrato com o Flamengo.

 

Dicas para organizar um torneio de futebol 

  • Estude as regras do esporte;
  • Defina o sistema de disputa de competição (rodízio, eliminatória simples, repescagem, sistema misto);
  • Monte um check list de itens a fazer;
  • Escolha o local dos jogos; 
  • Faça parceiros para patrocínio;
  • Divulgue o campeonato e os jogos para a comunidade (Aposte nas redes sociais  e grupos de Facebook de bairros);
  • Estabeleça regras para inscrição;
  • Planeje a segurança do evento com locação de grades de proteção, cones de sinalização etc.


Segurança em campeonatos de futebol

A segurança deve estar a frente de qualquer evento, por isso, lembre-se de usar itens que vão impedir qualquer tipo de acidente.

A locação de grade de proteção é muito importante para cercar a quadra e isolar os jogadores da torcida. Se o campeonato for realizado em grandes espaços, o aluguel de grade de proteção também pode ser solicitado para direcionar o fluxo de pessoas.

Além das grades de isolamento, você também pode utilizar unifilas, com o propósito organizar filas e controlar o acesso de pessoas em áreas restritas.

Para manter a limpeza no evento, aproveite também o cesto aramado de lixo que a Pro Grades disponibiliza para aluguel.

Desde 1997 levamos soluções para eventos, obras e shows. Entre em contato com a Pro Grades e confira todas as opções