Especificações técnicas dos cones de sinalização: saiba mais | Pro Grades

Conheça um pouco mais sobre as especificações técnicas para cones de sinalização

Você sabia que para utilização do cones de sinalização é preciso seguir algumas regras e normas específicas? Estes comuns objetos servem para garantir a segurança de um local, delimitar espaço, bloquear ou restringir um acesso, por este motivo, é fundamental saber identificar os diferentes tipos de cones de sinalização, bem como suas cores, formatos e tamanhos.

Normas regulamentadoras sobre cones de sinalização

Cones de sinalização devem ter formatos cônicos para demarcar locais específicos ou um caminho em estradas, vias públicas ou ambientes de trabalho que coloquem em risco pessoas, como no caso de obras, reformas e construções.

Os modelos regulamentados pela NBR 15071 trata-se especificamente sobre o Boletim Técnico da utilização do equipamento. Desta forma, com embasamento nessa documentação é necessário verificar as características obrigatórios que a locação cone de sinalização deve ter.

Cone de sinalização padrão — “Cone para Sinalização e Segurança Viária injetado em PVC na cor laranja. Para uma melhor sustentação possui 8 sapatas (pés de apoio) em sua base. Possui duas faixas refletivas tipo colmeia na cor branca e com retro refletância de 250 candelas As faixas são confeccionadas em PVC microprismático e possui espessura de 0,25mm e com forro de PVC com espessura de 0,20mm”.

  • Não podem sofrer alterações com intempéries;
  • Devem possuir estabilidade ao calor sem sofrer alterações;
  • Devem possuir faixa refletiva flexível, sem apresentar rachaduras.

Esse é apenas uma parte da norma que fala sobre as possíveis dimensões e outras características do cone de sinalização de trânsito. Somente com embasamento nesta norma é possível disponibilizar o aluguel cone de sinalização.

Agora, a NBR 9735 estabelece o conjunto mínimo de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos, constituído de equipamento de proteção individual, a ser utilizado pelo condutor e pessoal envolvido no transporte.

Sendo assim, profissionais envolvidos com cargas perigosas ou de risco, deverão seguir a NBR 9735 e também carregar sempre os cones de sinalização dentre os demais equipamentos consigo na cabine do veículo.

Atenção as cores dos cones de sinalização

Você sabia que as cores também são diferentes? Os cones para direcionamento na cor laranja com faixas brancas, prateadas ou reflexivas são específicos para sinalizar um perímetro que não seja fixo, ou seja, para chamar atenção para alguma situação que esteja acontecendo temporariamente.

Os cones de sinalização pretos são utilizados para situações fixas. Sendo assim, para situações que não serão alteradas ou mudadas nos próximos momentos.

Conte com a Pro Grades

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos produtos, além dos cones, trabalhamos com aluguel de cavalete de sinalização, grades de isolamento, organizadores de fila, entre outros equipamentos. Veja nossos produtos e diferenciais visitando o nosso site!

Conte com uma empresa com mais de 20 anos de experiência trabalhando com equipamentos para garantir a segurança do seu estabelecimento — conte com atendimento emergencial e 24h por dia em grandes e pequenas quantidades.